domingo, 24 de maio de 2009

Fim de Semana!

Fim de Semana grande em Den Helder...
Estou cá a quase cinco meses e ainda pouco tinha saído daqui, sendo assim este fim de semana foi para aproveitar o facto de estar mais ou menos no centro da Europa, apesar de estar numa ponta... (No mapa Den Helder é no fim da Holanda, depois desta terra só mesmo o mar)
Sendo assim, e bastantes euros depois [esta tinha que cá estar, não fosse eu um agarradito :)]Ora Ora então aqui vai...

Quinta-feira: Amesterdão
Fui a Amesterdão mais alguns moços e uma rapariga! lá andamos a passear por uma das mais cosmopolitas capitais do mundo; sempre que lá vou relembro-me dos momentos muito muito bons que lá passei de lua de mel (só k fomos antes de casar) e esta vez não foi excepção, à tarde dividimo-nos em dois grupos. Um foi para a Heineken Experience e o outro para o Reijkmuseum; eu fui a este pois já tinha ido à heineken no dia 5. O Museu continua em obras como da primeira vez que lá fui mais a minha namorada, mas a pintura de Rembrandt continua a surpreender-me, a maneira como ele usava a luz...


Uma foto do parque entre o Reijkmuseum e o Museu Van Gogh

Andei lá pendurado nas letras :)

Depois foi um jantar no Italiano em Alkmaar, uma visitazinha a rua vermelha para lavar a vista, e caminha!!!

Sexta-feira
Uma grande duvida pairava no ar ao pequeno almoço ir a Maastrich ou a Bruxelas?

Ganhou Bruxelas

A minha primeira impressão? Tenho de lá voltar mais a minha namorada e a Rita. Quero ir explorar aquelas casinhas que vendem chocolates, comprar Waffles, ir ver a europa dos pequeninos, o movimento nas ruas é extraordinário e senti que existe muito mais coisas para se ver. Fizemos o passei turistico naqueles autocarros vermelhos que estão espalhados por todas as grandes cidades do mundo (city-sightseeing). Vimos o que dava para ver numa tarde.
O caminho daqui até Bruxelas não é longo (mais ou menos 300Km) mas a cumpri os rigorosos limites de velocidade holandeses demoramos uma eternidade!!!

Sábado:
Saímos de manha com destino a Groningen; Saímos de manha e pelo caminho uma das mais ambiciosas construçoes que já vi, os Holandeses construíram um enorme dique chamado Afsluitdijk.
Fiz uma pesquisa na wikipédia e dizia: "

O Afsluitdijk (dique de fecho) é um dique gigante que liga o norte da Holanda do Norte com a província da Frísia, nos Países Baixos, fechando o IJsselmeer e separando-o do Mar de Wadden.

Tem um comprimento de 32 km, uma largura de 90 m, e uma altura original de 7,25 m sobre o nível do mar. Embora inicialmente estivesse previsto que por cima passaria uma linha ferroviária e uma estrada, o espaço da primeira foi aproveitado para o alargamento da segunda, que actualmente é uma auto-estrada de duas faixas por sentido (a A7 ou E22). Uma faixa para bicicletas corre paralela à auto-estrada."

Vista do dique

Depois de mais alguns lentos quilómetros lá chegamos ao nosso destino, Groningen. Passeamos e vimos algumas coisas mas andamos desorientados e ficou por ver o museu da cidade que é um edifício de arte moderno bastante interessante (pelo menos por fora)...

Tirei poucas fotos, mas fica aqui uma vista de uma das ruas da cidade.




Jantar num restaurante sofisticado...

Comida bastante boa e a prova que aqui na Holanda também se pode comer bem (lembrei-me muito das aventuras gastronómicas que costumo fazer com a minha namorada e daqui de longe fica já a promessa a um restaurante novo mas já velho conhecido)

E depois do jantar, a vida nocturna... E o que se pode dizer da vida nocturna?
Groningen tem características únicas, mesmo na Holanda, como por exemplo uma isenção de horário de fecho para os estabelecimentos de diversão nocturna.

Na praça principal encontra-se centralizada a zona de bares que parecem ter todos o mesmo dono pois pode-se circular por todos eles por dentro dos diversos edifícios...


Uma imagem do bar do gelo...

Depois por voltas das quase quatro da manha estavamos de volta a Den Helder...

Hoje, Domingo
Dormir até tarde e uma voltinha pelas praias aqui à volta, já cheias de gente apesar de estar cerca de 21º, depois uma heineken na praça central em Alkmaar e pronto lá se foi o fim de semana e uma data de euros tb :)

E foi o relato possivel, beijinhos para todos e tudo e tudo



2 comentários:

  1. Epá tantas promessas estou a ficar entusiasmada... Olha que o prometido é devido!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Mr. BLIMP, ainda bem que se divertiram, e passaram um FdSemana diferente.
    Que tal o bar do gelo? bebe-se lá uma beer que é um espectáculo.
    Um abraço a toda a malta e não desistas, continua a escrever e a dar news

    ResponderEliminar