quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Van Galen

O que se disse acerca das fragatas para as quais estou a ter formação:

Amanha fotos do actual estado do navio


"O governo português tornou oficial em Novembro de 2006 a aquisição de duas fragatas da classe M, de origem holandesa.

Trata-se dos navios holandeses Van Nees e Van Galen

As fragatas servem para substituir as antigas fragatas da classe João Belo, construídas durante os anos 60, das quais as últimas duas foram vendidas ao Uruguai.

Os navios não devem ser submetidos a grandes alterações do ponto de vista técnico, sendo as alterações apenas resultado da necessidade de adaptar os navios a métodos e hábitos da marinha portuguesa.

As fragatas serão os dois mais poderosos meios de superfície da marinha portuguesa. A sua principal vantagem é a capacidade antiaérea, embora, tal como as três fragatas da classe Vasco da Gama as duas Bartolomeu Dias não sejam navios pensados para a função de defesa aérea.

A aquisição destes dois navios, que em termos de geração, coloca a marinha portuguesa com cinco navios idênticos, apresenta à marinha de Portugal desde já, o problema da sua substituição futura, pois a sua obsolescência ocorrerá ao mesmo tempo.
Calcula-se que sem modificações nos seus sensores e sistemas de mísseis, a partir de 2020, o valor militar tanto das fragatas Vasco da Gama como das Bartolomeu Dias seja apenas residual.


Informação genérica:
Os navios do tipo Karel Doorman, representam mais uma derivação da classe Kortenaer, e o seu aspecto exterior é muito parecido com aquela classe também de origem holandesa.

Foram as primeiras fragatas europeias a integrar características Stealth, ou seja, características que reduzem a «assinatura» dos navios nos radares.

Relativamente modernas e sofisticadas as fragatas do tipo Karel Doorman foram na marinha da Holanda, vitimas dos cortes nos gastos militares.

Dos oito navios que foram incorporados, apenas dois serão mantidos na marinha holandesa. Os restantes seis foram ou serão transferidos para outras marinhas. Em sua substituição entraram em serviço as fragatas (na realidade contratorpedeiros) de defesa aérea do tipo LCF.

As Karel Doorman continuam no entanto ao serviço em outras marinhas.

Dois navios foram transferidos para a marinha do Chile.
Outros dois foram transferidos para a marinha da Bélgica, continuando na prática a operar conjuntamente com a marinha holandesa por causa dos acordos entre as duas marinhas.
Os restantes dois navios foram negociados com Portugal, que os colocará ao serviço em substituição das fragatas da classe Comandante João Belo (Tipo Com. Riviere)"

2 comentários:

  1. estou a precisar de ir tomar um nesspresso á tua casa. vê lá se regressas depressa. já sabes que sou agarrado ao café. cumps para o sardentinho "vulgo" (P.V), e já agora cumps para ti.

    ResponderEliminar
  2. Oh, mamífero, podes aparecer e olha que eu sou uma companhia muito agradável ;)

    ResponderEliminar